top of page

Canudos Velho: muito a mostrar e ensinar

Canudos foi muitas coisas, foi feliz, foi triste, foi frustrante, alegre, mágica, pobre, rica. Ela nos ofereceu mais coisas do que aparenta poder oferecer. Acho que o objetivo principal da maior parte das pessoas que foram era crescer pessoalmente e sair da "bolha". Tenho certeza que conseguimos alcançar muito mais que isso!


Ao longo da viagem percebi que a comunidade tem muito mais a nos mostrar e ensinar do que nós a eles. Eles me mostraram diversas vezes que eu sou capaz de muitas coisas que eu achava que não era. E levando vários "tapas na cara" todos os dias, vivendo a realidade daquela vida difícil que eles levam, sentir aquela rotina na pele mesmo foi muito diferente de tudo o que eu conhecia. Me fez enxergar que eu sou muito abençoada simplesmente por ter água pra tomar banho quente, pra escovar os dentes, pra tomar e até pra brincar às vezes. Só quem foi pra sentir o que sentimos lá, pra sentir a emoção que aquele povo simples e humilde pode trazer. Sem ter nada pra oferecer eles nos ofereceram tudo que podiam com o maior carinho e amor. Era até estranho esse comportamento de acolhimento enorme para um monte de gente estranha. Não temos esse tipo de coisa aqui, por isso e por muitos outros motivos acho que eles nos ensinaram muito mais e eu com certeza cresci.


Cresci muito. Agora que acabou, o sentimento que fica é de perda, de impotência, de tristeza, mas com certeza de dever cumprido. Todo mundo queria ter feito mais, queria ter ficado um pouco mais, mas fizemos tudo que podíamos fazer nas nossas condições e fico muito grata por isso. Espero poder voltar e reencontrar minha família de Canudos Velho.

Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Arquivo
bottom of page