Com um histórico e expertise de mais de 15 anos em diversos projetos sociais, como Projeto Piauí, Rally dos Sertões/Rally Solidário, Amazonas Visão, Vila Canudos (Instituto Brasil Solidário), Projeto Rondon, Rondon Itapeva, Semana VV e Internato Inusitado, o Instituto Brasileiro de Expedições Sociais iniciou suas ações em 2011 nas áreas da saúde, educação, direitos humanos e justiça, comunicação, cultura, geração de renda, tecnologia e meio ambiente. Inicialmente, a atuação era apenas na cidade de Canudos com atividades totalmente independentes de outros institutos. Com o passar dos anos, ganhou visibilidade e em 2017 se tornou Instituto.
Realiza projetos que tem por objetivo favorecer o diálogo com a comunidade, incluindo em algumas ações estudantes universitários, fortalecendo a formação acadêmica.
O Instituto irá atuar em 2018 na cidade de Maputo, Moçambique, sempre levando solidariedade e princípios da autossustentabilidade às comunidades de grande vulnerabilidade. Em julho de 2017, foi realizada a Conexão África, a primeira viagem precursora a alguns países do continente africano como Moçambique, África do Sul, Suazilândia, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi e Tanzânia.
Com a criação do Instituto, outras regiões que precisam de tais ações foram mapeadas e novos projetos estão sendo estudados. Veja aqui o calendário 2018
Quer indicar uma comunidade para atuação? Nos encaminhe um e-mail.
QUEM FAZ
Victor Hugo de Oliveira Bigoli
Presidente do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais
Biomédico e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo.
Aline Voltera
Biomédica pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo.
Audrey dos Reis
Ginecologista e Obstetra pela Faculdade de Medicina do ABC e especialista em Reprodução Humana pelo Instituto Ideia Fértil.
Bruno Bigoli
Advogado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de SBC.
Daniel Nakagawa
Gastrônomo pela Universidade Metodista de São Paulo.
Flavio Correa
Biomédico e Farmacêutico pela Universidade Metodista de São Paulo.
Gabriel Malvão
Biomédico e Cirurgião-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo.
Lidiane Ribeiro
Estudante de Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Natacha Irene Renee Pouget
Administradora, especialista em Marketing e mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo.
Raquel Munhoz
Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Mídia, Política e Sociedade pela FESPSP.