Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

FRENTES

DE

TRABALHO

A equipe de voluntários de cada Projeto trabalha de forma interdisciplinar e multidisciplinar, envolvendo diversos eixos de atuação na execução de qualquer atividade.

Cada equipe tem um responsável e a direção do Instituto se responsabiliza pela logística e integração das diferentes equipes.

O trabalho desenvolvido pela equipe do Instituto é realizado através de duas vertentes. O primeiro aspecto diz respeito às ações socioeducativas que visem à instrução e mínima dependência por parte dos munícipes às informações sobre saúde e educação. O processo possibilita a realização de uma ação conjunta com a comunidade, incidindo diretamente na mudança de qualidade de vida. Fomentando a consciência crítica e favorecendo a transformação social, o processo educativo passa a ser responsabilidade não só das pessoas diretamente envolvidas com ele, mas também da comunidade a que pertencem. A outra vertente são as intervenções clínicas e laboratoriais organizadas pelos coordenadores e alunos voluntários.

 

Deixamos claro que a intenção do projeto não é contribuir com o assistencialismo e sim avançar no diagnóstico de doenças, objetivando a qualidade de vida. A equipe acredita que, através das atividades apresentadas, será possível que os munícipes entendam melhor a importância do processo de transmitir informação e, desta forma, utilizem o conteúdo absorvido para disseminá-lo na sociedade em que estão inseridos, conseguindo socializar informações que sejam úteis para atender algumas das necessidades básicas do contexto social da cidade.

 

Preparado para atingir o maior número de pessoas possível, os Projetos foram desenvolvidos para ser compreendidos por todas as vertentes da sociedade, envolvendo professores, líderes comunitários, agentes da saúde, funcionários públicos, assistentes sociais e principalmente o beneficiado.