O Instituto Brasileiro de Expedições Sociais tem objetivo de promover atividades de capacitação e atendimento junto às comunidades beneficiadas.
As capacitações são oferecidas especialmente aos líderes comunitários e professores e são realizadas em locais comuns como escolas, centros comunitários e também durante as visitas domiciliares.
Quanto aos atendimentos, são preparadas clínicas de atendimento na área
da saúde, para que o paciente tenha sua privacidade garantida e atendimento humanizado.
Para tais realizações, o Instituto é responsável pela seleção de seus voluntários, arrecadação de doações para cada projeto, promover eventos
e estabelecer parcerias com empresas e instituições que tenham em comum
a diminuição das desigualdades sociais ao redor do mundo.
Oito eixos principais
SAÚDE
Atendimentos clínicos em diversas áreas da saúde e visitas domiciliares. Diagnósticos para estabelecer projetos de promoção e prevenção à saúde aos moradores das comunidades.
EDUCAÇÃO
Capacitar educadores do ensino infantil, fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relação interpessoal, entre outros.
CULTURA
Atuar na valorização da cultura, por meio da culinária, música, danças e costumes locais. As atividades visam a integração dos voluntários e moradores.
DIREITOS HUMANOS
Auxiliar no processo de instalar, dinamizar ou atualizar conselhos municipais como os da educação, saúde, conselho tutelar, de assistência social e da criança, entre outros.
TECNOLOGIA
Capacitar de líderes comunitários em gestão de políticas públicas, promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços.
GERAÇÃO DE RENDA
Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços, sendo o público alvo as associações de artesanato, pescadores e produtores de doce de Umbu.
MEIO AMBIENTE
Levantar de dados epidemiológicos a partir de visitas a campo como casas domiciliares, creches escolares e área rural. Realizar ações para coleta de resíduos sólidos, atividades em permacultura e compostagem.
COMUNICAÇÃO
Criar conteúdo jornalístico, institucional e publicitário durante as ações. Produzir documentários e curtas de ficção, inserindo os moradores em toda material audiovisual.