Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Experiência que transforma

Desde quando iniciei a faculdade ouço os alunos falando sobre o Projeto Canudos. Quando estava no 2º ano da faculdade me interessei muito em participar, porém somente alunos de último ano poderiam participar, e esperei mais dois anos para que assim pudesse me inscrever. Graças a Deus deu tudo certo na seleção e hoje tenho uma história linda que vivi em Canudos que ficará para sempre em minha memória.

O que mais me encantou nos moradores canudenses foi a força para viver a cada dia no sertão.

Essa força me fez refletir o quanto eles são felizes com tão pouco, e quantas vezes eu fiquei triste por não ter o sapato ou a roupa da moda. Essa vivência em Canudos me fez crescer como pessoa, filha, amiga e profissional.

Tive a oportunidade de realizar vários procedimentos voltados para a minha área. Outro aspecto importante vivido no Projeto Canudos foi a interligação dos cursos da saúde. Isso foi muito bacana, pois cada área traçou um cuidado vendo o paciente como um todo, melhorando assim a qualidade da assistência em Saúde prestada aos pacientes/ moradores.

Nesse ano a Enfermagem juntamente com o curso de Medicina teve a ideia de preparar um espaço somente para as mulheres denominado “Saúde da Mulher”. Esse espaço foi dedicado ao cuidado total da saúde da mulher. Nele foram feitas orientações quanto à sexualidade, vida profissional, aspectos emocionais, atividades de vida diária, realização de exame preventivo (Papanicolau). Tiramos dúvidas quanto aos métodos contraceptivos, uso de preservativo, entre outras atividades.

Criamos este espaço que a mulher tivesse um momento somente dela, abrindo suas emoções, medos, angústias, sem se sentir constrangida. As mesmas relataram que gostaram muito da ideia.

Bom, quanto aos colegas do Projeto, conheci amigas maravilhosas, não tenho ideia de como tudo ficou muito intenso ao ponto de considerarmos todos como uma grande família! Acho que todas as pessoas deveriam passar por essa experiência

 

porque tenham certeza que vocês voltarão uma pessoa 10 vezes melhor. Projeto Canudos, muito obrigada por essa oportunidade.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload