top of page

Região de Canudos Velho recebe os primeiros atendimentos nas clínicas

No dia 27 de junho iniciaram os atendimentos e intervenções das equipes da Universidade Metodista de São Paulo e Faculdade de Medicina do ABC. A equipe formada por alunos e profissionais de diversas áreas se deslocou para a cidade de Canudos, mais especificamente para a região de Canudos Velho.


Logo cedo, os moradores do vilarejo chegaram para receber atendimentos médicos e odontológicos, realizar de exames e ser orientados por profissionais de fisioterapia, educação física e psicólogos. Cerca de 30 pessoas foram atendidas no primeiro dia.


A clínica odontológica realizou diversos procedimentos como extração, restauração, raspagem e aplicação de flúor, além de ensinar técnicas de higienização. A aluna de odontologia Carla Diana Matos disse que a equipe está capacitada para atender Canudos Velho “A demanda foi grande, mas de acordo com a experiência dos veteranos foi tranquila. Dessa forma, podemos nos organizar melhor e estamos preparados para todos os dias de atendimento”, afirmou Carla.

São esperadas cerca de 100 pessoas por dia para participação do projeto. As atividades funcionam como estágios para os estudantes universitários. Primeiramente o paciente passa por um cadastro e então é realizada uma triagem. A pressão é aferida e realizam a coleta de sangue, urina e fezes para a realização dos exames. Em seguida é encaminhado para as profissionais de fisioterapia e educadores físicos. Depois o paciente é encaminhado às clínicas odontológica, nutricional e médica. Após a última consulta é avaliado para a possibilidade de uma orientação psicológica. Para todos os atendimentos, o paciente é informado como serão feitos, além de conceder autorizações para realização de pesquisas acadêmicas em todas as áreas.


Os serviços estão sendo prestados das 8h às 11h e das 14h às 17h, em toda região de Canudos Velho, também conhecida como comunidade de Alto Alegre.


Entenda: Canudos foi cenário de guerra. O embate foi liderado por Antonio Conselheiro no fim do século XX. Muitos anos depois, em 1940 o presidente Getúlio Vargas visitou a região decidiu “apagar” a história de Canudos, que a melhor forma seria alagar toda a região da Guerra de Canudos. Por isso a expressão “o sertão vai virar mar”. Com a construção do açude no local, já por volta dos anos 50 os habitantes começaram a sair, partindo para outras localidades da região, principalmente Bendegó, Uauá, Euclides da Cunha e Feira de Santana.

Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Arquivo
bottom of page