top of page

Projeto Canudos promove ações de saúde em Roraima

O Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES), organizador do Projeto Canudos, participa da Caravana Roraima organizada pela Fraternidade Sem Fronteiras

A partir do dia 29 de março Boa Vista e Pacaraima serão tomadas por solidariedade e muito trabalho. Cerca de 60 voluntários irão participar da Caravana Roraima, pelo projeto “Brasil, um coração que acolhe” da Fraternidade Sem Fronteiras, em parceria com o Projeto Canudos.

As ações de saúde contarão com profissionais da medicina, odontologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem, biomedicina e farmácia. O presidente do IBES, Victor Hugo Bigoli, reforça a participação de todos neste momento: “ficamos muito contentes em ver toda a mobilização por nossos irmãos venezuelanos. Teremos muito trabalho pela frente e com certeza voltaremos para atender todas as demandas dessas pessoas que estão nos abrigos e nas ruas”.

Os voluntários estão se deslocando de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além dos que estão em Roraima. Diversos estudantes de medicina da Universidade Federal de Roraima se mobilizaram e estarão presentes nas ações.

“Sempre buscamos trabalhar com universitários porque acreditamos que a experiência só é adquirida fora dos muros da universidade”, destacou Bigoli.

Projeto Canudos

O Projeto Canudos é uma iniciativa social do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES) que visa a autossustentabilidade de comunidades vulneráveis pelo Brasil e pelo Mundo, por meio de Operações Nacionais e Conexões Internacionais. Iniciou suas atividades em 2009 na cidade de Canudos, interior do estado da Bahia. Desde o início, o Projeto visa tornar os vilarejos de Canudos Velho, Rio do Vigário e Rasinho (regiões rurais) em comunidades autossustentáveis. Para isso, o Projeto Canudos, em parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior, desenvolve ações de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Cultura, Geração de Renda, Tecnologia e Meio Ambiente.

Diante do sucesso das ações no sertão baiano, o Projeto Canudos passou a ter notoriedade não apenas regional, mas nacional, sendo convidado por outros municípios vizinhos a Canudos, e também por outros estados, a realizar ações que pudessem beneficiar suas comunidades. Hoje, nossas atividades percorrem diversos estados, em parcerias com outras ONGs, OSCIPs e Instituições que realizam projetos sociais.

Como intercâmbio cultural, o Projeto Canudos desenvolveu uma logística para que os voluntários possam adquirir experiências em campo. Além do trabalho exercido, o Projeto também tem o cuidado para que os integrantes possam absorver cultura local. Realizamos visitas guiadas a locais turísticos, almoços e jantares com comidas e danças típicas.

São mais de 200 voluntários por ano que visitam a comunidades pelo Brasil e Pelo Mundo por meio do Projeto Canudos, promovendo cidadania, autossustentabilidade e compromisso social. Para que nossas ações e viagens aconteçam realizamos campanhas de financiamento coletivo e campanhas pontuais de arrecadação de insumos e medicações.

Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Arquivo
bottom of page