Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Projeto Canudos propõe restauro do Museu Histórico de Canudos

14.07.2016

Proposta visa ampliar e melhorar exposição de objetos já armazenados no local

 

Em comemoração aos 120 do início da Guerra de Canudos, a coordenação geral preparou ações para que o Museu Histórico de Canudos seja revitalizado. A partir de agora, as ideias estão ganhando forma com a visita dos professores da Universidade Metodista de São Paulo Natacha Pouget e Oswaldo Oliveira.

 

A análise detectou problemas de armazenamento e principalmente na preservação de materiais recolhidos do sítio arqueológico da Guerra de Canudos. No local há armas, selas de cavalos, cantis, espingardas, facões, cartuchos de balas, louças, moedas, partes de vestimentas, chapéus, chaves, máquinas de costura, moedores, entre outros. A ideia é catalogar todo material e constatar se todos os objetos são do período da Guerra de Canudos (1896-1987).

 

Segundo Natacha, é necessário um espaço maior para a realização de um circuito de passagem pela entrada principal. A proposta do Projeto Canudos é expandir o museu para que seja possível um armazenamento correto dos objetos históricos. Todo projeto terá acompanhamento e orientação de profissionais de restauro e museologia. 

 

“Pensamos em um projeto traçando uma linha do tempo usando todos os utensílios que têm, além de buscar mais coisas, usando gravuras, imagens e colocando as histórias que o povo da cidade conta e sabe”, propõe Natacha.

 

Para o professor Oswaldo, a preservação do espaço museológico de Canudos é essencial para a história do Brasil e para a história da cidadania: “levando em consideração que a história de Canudos é um dos processos mais significativos das lutas sociais, das lutas por direitos humanos e por cidadania, a preservação desse espaço é a preservação de um importante lugar de memória pra toda população, não é só de Canudos ou da população da Bahia, mas para a população do Brasil como um todo”.

 

Um dos fatores de mais evidência nesse trabalho é a documentação da memória oral. Além do acervo é importante a preservação da história oral. A documentação dessa história, registro dessa história oral é fundamental pra preservação da memória de Canudos. “A história de Canudos é de longa duração. Essa história ainda não acabou. Ela continua sendo escrita e ela é escrita pelos moradores da comunidade”, completa Oswaldo.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload