Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Um lugar onde o tempo passa de outra forma

05.08.2015

Se passou um tempo desde que deixei a terra baiana. E agora que estou longe posso dizer mais claramente o que foi a experiência.

Antes de tudo Canudos é uma terra em que o tempo passa diferente, em que o perto e o longe se aproximam. Onde a paisagem limpa tem pouco toque do homem; e no horizonte só há ele em sua plenitude até o final de sua em curvatura. Tomando as palavras do meu amigo Vinícius: "Terra em que o azul do oceano está no céu". Suas crianças são alegres, tão próximas de uma brincadeira quanto de um abraço. E os moradores? Fazem jus ao tapete de "bem-vindo", por tamanha hospitalidade.

Conto sobre o lado positivo, mas não restrinjo a moeda a um lado. Porque como em São Paulo, Canudos há sua realidade com seus problemas, do contrário não haveria razão do Projeto. A Doença, a Fome e a Desinformação abatem muitos lugares, e como próximos, como humanos, fizemos o melhor possível com o tempo que tínhamos… Sanamos todas as enfermidades? Não, e estamos longe. Mas nunca buscamos uma solução de imediato, porque mudanças profundas são como a confiança, que se constrói a longo prazo. E mesmo perante a crise, o projeto aconteceu em condições especiais, para que não seja destruída essa confiança que criamos ao longo de 4 edições; para que todo trabalho e todo progresso não seja em vão e levados pela estrada de poeira, mas que torne aquela terra e povo suficientes em si, e quando esse dia chegar o Projeto Canudos já não será mais necessário.

No demais agradeço a todos meus amigos, os da Metodista, Fundação Santo André e Unirio por tudo que vivemos e passamos,

 

e que tudo isso não seja um fato passageiro nas nossas vidas; mas Deus não nos deixe esquecer que há um próximo ao nosso redor.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload