Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Preparado para os próximos projetos

20.07.2015

Posso dizer com toda a certeza de que o Projeto Canudos foi uma das principais escolas pela qual já passei na vida. Nunca tinha ido para a região nordeste do Brasil e me surpreendi muito em alguns aspectos que observei: a humildade do povo, a receptividade, o modo com que eles nos tratam e se tratam entre si. Por outro lado, confesso que em muitas atividades que nós realizamos como as visitas domiciliares tive de conter a emoção por algumas coisas que vivenciamos. 

Cada ação em que pude ajudar foi de extrema valia, como ministrar palestras ou atender as pessoas em suas casas, mas o bem que me fazia dar aula para as crianças e realizar atividades com elas renovava as energias, elas são muito educadas e amorosas. 

Não sei como explicar, mas aquele povo mesmo com uma realidade bem distante da nossa e vice-versa, com bem menos recursos materiais e financeiros que nós que vivemos na capital mais rica de nosso país temos, são felizes e dão valor para o que tem. Sentia cada vez mais orgulho de poder estar ali ouvindo elogios às nossas ações e ao Projeto Canudos. Não é fácil sair de casa para trabalhar tão distante e ter de se adaptar a outros costumes, clima e adversidades, mas hoje me sinto satisfeito e faria tudo outra vez. Além de poder ajudar o próximo ainda serviu de grande evolução, me sinto honrado e faria tudo outra vez, por aquele povo e por mim.

Trabalhamos muito e eu pude perceber que cresci muito profissionalmente, foi um baita aprendizado, mas nada se compara com o que pude adquirir como ser humano, só quem vivencia o Projeto sabe e percebe esta evolução pessoal. Defino como um privilégio ter sido um dos selecionados para participar do Projeto Canudos 2015 e representar o curso de Educação Física, além de poder conviver durante duas semanas com os coordenadores e os demais voluntários. Foi um grupo muito bom de trabalho e sentirei saudades do dia-a-dia juntos.

Sendo a primeira vez que me inscrevo e participo de um projeto de extensão, tenho a certeza de que serviu apenas para me incentivar para que eu procure participar outras e muitas vezes. Sempre que for possível, tomarei esta iniciativa, pois vivi na pele intensos 14 dias que valeram muito a pena e me mostraram que tenho de buscar mais experiências como esta sempre.

Por fim, só tenho a definir que foi uma honra, um enorme aprendizado tudo que passei ao lado de pessoas incríveis. Espero voltar em breve e poder continuar os trabalhos, se Deus quiser se abrirão novas portas.

Hoje, além da saudade que sinto daquele lugar, das ações e das pessoas, só penso em agradecer e dizer que sempre que penso em tudo aquilo, o que vem à mente é gratidão.

Obrigado, Projeto Canudos 2015. Nos veremos!

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload