Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Uma caminhada à realização profissional

Participar do Projeto Canudos está sendo uma experiência que nunca imaginei ter na universidade. Poder sair do contexto de sala de aula e da tradicional relação professor-aluno para estar imersa em outro contexto social, no sertão da Bahia é uma oportunidade única.

A sensação que tenho é indescritível. O convívio com a equipe foi uma das melhores coisas que encontrei aqui. As coisas que passamos antes da viagem fizeram com que criássemos um laço muito importante.

Poder conhecer a comunidade na qual trabalhamos e viver com ela também foi incrível. Me fez perceber a importância do trabalho comunitário e multiprofissional, que é uma responsabilidade que penso que poucos conseguem entender.

Me alegro por poder atuar na promoção de saúde e contribuir para a comunidade de alguma forma, mas acredito que eles é que me ofereceram muito mais do que pude oferecer a eles. Sua simplicidade e seu acolhimento fizeram com que me sentisse em casa, e realmente Canudos se tornou um lugar familiar para mim, como se já os conhecesse há muito tempo.

Eles são sertanejos e fortes. No passado morreram defendendo seu povoado e sua forma de viver. Penso que não cabe a nós tentar mudar suas vidas baseados em nossos padrões e conceitos trazidos de outro contexto social. Suas particularidades e sua cultura devem ser preservadas e valorizadas acima de tudo.

Como resultado dessa experiência eu sinto que obtive muito crescimento. Dei um passo na minha carreira como profissional, pois pude colocar em pratica um pouco dos conhecimentos teóricos aprendidos na faculdade, mas acima de tudo cresci como pessoa. Me sinto grata por tudo o que vivi aqui, e tenho por cada pessoa um carinho especial.

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload