Equipe finaliza gravação de curta metragem estrelado por moradores

10.07.2015

Os alunos de comunicação participantes do Projeto Canudos finalizaram nesta sexta-feira a gravação do curta metragem “A Velha Capa Preta”. A atividade faz parte da iniciativa de produzir um filme todos os anos com os moradores da comunidade de Canudos Velho.

 

O protagonista do filme é Claudio Henrique Alves, morador de Canudos, conhecido na região por “Pitu”. Também fizeram parte do elenco outras oito pessoas da cidade.

 

“A Velha Capa Preta” é uma comédia que conta a história de um jovem que vai atrás da morte, que parou de “trabalhar” na região, e as pessoas não morrem mais.

 

A moradora Manuela dos Santos, 25, acompanhou parte das gravações próximas à sua casa. Ela fez parte do elenco do curta feito em 2013, “Amor Feito Espinho”, interpretando a personagem Francisca. A professora conta que achou a participação incrível e que gostaria de realizá-la novamente. “Eu nunca tinha feito um filme, tive esse oportunidade e agarrei de braços abertos” disse.

 

O estudante de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo, Vinícius Duran, conta que a ideia da oficina é envolver cada vez mais a comunidade na produção. Atualmente a participação se dá por meio da atuação. “A pretensão ainda é de, mais para frente, começar a desenvolver junto com a comunidade a direção de arte e de fotografia e a produção de objetos cenográficos, para que eles de fato possam participar de todo o processo”, afirmou.

 

Pela quarta vez no projeto de extensão, Vinícius valoriza a ação pela oportunidade dos moradores da cidade trabalharem pela primeira vez com cinema.

 

“É mostrar um novo mundo. Principalmente para os mais jovens, é mostrar que eles também podem fazer parte disso”.

 

Desde que produziu o primeiro curta em Canudos, no ano de 2013, o estudante teve vontade de fazer uma comédia. Ele acredita que o gênero irá divertir mais a população.

 

Exibição

Como de costume nas ações, o curta produzido será exibido para a população na Escola Municipal Alto Alegre, em Canudos Velho. A sessão deste ano, do filme “A Velha Capa Preta”, será neste sábado à noite.

 

A proposta é de fortalecer a sociabilização entre a comunidade através de um produto cultural novo. “Isso já é uma ação relevante a partir do momento que você traz algo novo para eles e uma possibilidade de juntar a comunidade para absorver um pouco dessa cultura juntos”, disse Vinícius.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload

Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.