Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Nova família e novos amigos

O Projeto de Extensão nos traz oportunidades reais e únicas que guardaremos em nossos corações para o resto da vida.

Sempre dizemos que é uma troca de experiências entre nós, profissionais e comunidade, mas é algo que vai além disso. É uma experiência onde trocamos culturas, opiniões e pensamentos, risadas e lágrimas, e onde ganhamos uma nova família, que no último dia parece ser a família onde nascemos e crescemos.

Passar esses 15 dias em Canudos me ensinou ser mais humana, paciente e feliz sem precisar de muito, apenas com um simples sorriso de uma criança que ganhou uma bola e dos olhos brilhando de cada mainha ao nos receber.

Esta comunidade, em anos, vem conseguindo a cada dia mais espaço, porém ainda é muito pouco assistida em termos de saúde, educação, transporte, lazer, entre outros.

Trabalhando interdisciplinarmente, nós da enfermagem junto com a medicina pudemos perceber os reais problemas de saúde desta população. Muitas crianças encontram-se desidratadas, pro outro lado, suas vacinas estão atualizadas. Existem muitos hipertensos e pessoas com crises convulsivas na região, e isso é de grande preocupação nossa, já que este vilarejo está há 8km da próximo distrito.

Outro problema que observo é a educação, pois só existe uma escola no local e é de ensino fundamental (até 5º ano), ou seja, muitas crianças param de estudar, pois para continuar é preciso ir para a cidade, e isto necessita de transporte, que é outro problema.

E mesmo com tantas dificuldades, a população vive feliz e nos transmite esta felicidade a cada dia.Posso dizer que sairei realizada deste lugar maravilhoso, onde fiz uma nova família e novos amigos. Espero voltar para rever as pessoas que deixarei aqui, mas que estarão em meu coração, e para olhar este céu que só existe no sertão da Bahia!

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload