Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Povoado de Rio do Vigário recebe atendimento do Projeto

06.07.2014

O município de Canudos possui diversos povoados distantes do centro e carentes de infraestrutura, serviços de saúde, educação ou qualquer outra política pública. As pessoas vivem basicamente de pequenas criações, de plantações e com auxílio do Programa Social Bolsa Família. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a coordenação do Projeto ampliou o atendimento para um desses povoados conhecido como Fazenda Rio do Vigário.

O atendimento se estendeu por dois dias. No dia 1 de julho, apenas uma parte da equipe se deslocou para o vilarejo, localizado a 16 km de distância de Canudos Velho. O primeiro dia foi dedicado às visitas domiciliares.

Durante as visitas foram preenchidos questionários baseados no Programa Saúde da Família (PSF). Grupos formados com profissionais de diversas áreas de atuação percorreram as casas com o objetivo de conhecer a realidade local e identificar quais profissionais a população mais necessita.

Já no segundo toda equipe dia de atendimento do Projeto foi disponibilizada para a comunidade. As equipes de médicos, odontologistas, biomédicos, fisioterapeutas, farmácia, educadores, meio ambiente, veterinária e comunicação, ocuparam o dia com diversas atividades.

O local também é conhecido como Chora Menino, pela quantidade de crianças que nascem todos os anos.

Na quarta-feira (2), todo atendimento do Projeto foi disponibilizado para a comunidade. As equipes de médicos, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, odontologistas, educadores, engenheiros ambientais, veterinária e comunicação ocuparam o dia da comunidade com diversas atividades e somaram 49 atendimentos.

Kits contendo escovas de dentes, creme dental e sabonete antibacteriano foram distribuídos para adultos e crianças, acompanhados de orientações de higiene bucal.Durante o dia, a equipe de comunicação gravou depoimentos com três personagens para o documentário Mulheres de Canudos. Brasília, Iracema e Zefa foram as mulheres de Rio do Vigário escolhidas para contar suas histórias cheias de lutas na dura realidade do sertão. No fim do dia, a comunidade assistiu filmes no Cine Canudos com um projetor instalado no local especialmente para a população.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload