Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Fisioterapia e Nutrição se unem para orientar moradores da região de Canudos

04.07.2014

No início da segunda semana de Projeto, a comunidade ganhou orientações de boa alimentação aliada à atividades físicas. A estudante de nutrição Francielle Baptista deu explicações aos moradores sobre circunferência abdominal, peso e alimentação.

Os atendimentos de nutrição são focados em avaliações sobre a qualidade da alimentação das pessoas do local, sempre observando as especificidades da região e renda familiar.

De acordo com Francielle, o mais comum entre os canudenses é a baixa renda e o alto o consumo de óleo, sal, tempero completo e açúcar. “Esses alimentos são carros chefe para desenvolver doenças crônicas como diabetes e obesidade.

 

Casos de pressão alta são muito comuns e eles não têm acompanhamento”, completou.

Além desses problemas existe um grande índice de obesos principalmente entre as mulheres que apresentam a circunferência abdominal muito elevada. “Temos também um número alto de síndrome metabólico, ou seja, muito colesterol ruim alto e colesterol bom baixo”, explicou Francielle. Por isso, o ponto alto da área de nutrição é orientar a população a gastar menos dinheiro com óleo, açúcar e sal e investir em alimentos mais saudáveis.

Ainda segundo a nutricionista, o problema se estende às crianças pelo baixo consumo de alimentos nutritivos: “entre as crianças, pode causar desnutrição devido à baixa ingestão dos nutritivos e por nunca terem provado um legume”.

A moradora de Bendegó Veronica Barbosa Mota, 39 anos, contou que há poucos dias os filhos tiveram pressão alta devido a gordura excessiva nas refeições. “Eu gastava quatro litros de óleo e um quilo de sal em três meses. A palestra de nutrição foi interessante e agora eu deu pra aprender bastante coisa”, afirmou. 

Devido aos problemas de saúde e indo ao encontro à proposta do Projeto Canudos, que trabalha com foco na promoção da saúde, as áreas de fisioterapia e nutrição se uniram para orientar a comunidade. O foco das duas especialidades é para práticas de alimentação mais saudáveis e estímulo aos exercícios físicos.

Com esse intuito, foram ministradas oficinas onde as duas profissionais levaram aos participantes, formas de vida saudável e prevenção de doenças. A fisioterapeuta Joice dos Santos explica o objetivo deste trabalho. “Estamos atendendo grupos de obesidade e sedentarismo aliando exercício físico, alongamentos e alimentação”, disse.

A fisioterapia tem também como objetivo fazer uma orientação postural. As crianças foram instruídas em como usar corretamente a mochila. Já entre os adultos é muito comum as dores nas costas, por isso as dicas são focadas no trabalho de limpeza da casa, trabalho rural e pesca. “Passo alongamento pra diminuir as consequências desse tipo de atividade e torná-las menos prejudiciais e doloridas”, completou Joice.

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload