top of page

Segundo dia de atendimento domiciliar em Rio do Vigário

Depois de um final de semana de descanso para os voluntários do Projeto Canudos, a segunda começou com muito trabalho. Logo pela manhã do dia 1º de julho a região do Rio do Vigário recebeu metade da equipe que foi deslocada até a cidade de Canudos, sertão da Bahia. O vilarejo faz parte do distrito de Bendegó e o mais próximo para atendimentos de saúde, cerca de 12 km.


O pré-atendimento foi realizado no dia 28 de junho. Os alunos e profissionais visitaram as cerca de 40 casas da região para saber quais as necessidades locais. Em seguida, médicos, odontologistas, fisioterapeuta, educadores físicos, biomédicos, psicólogos, jornalista, radialista e engenheira ambiental passaram o dia realizando atendimentos importantes para 38 pessoas.


A coordenadora de odontologia Beatriz Peretto disse que a quantidade e os tipos de atendimentos estavam dentro do esperado. Foram realizadas algumas restaurações, extrações e raspagens sub e supra gengival. Cerca de 40% do público atendido eram crianças e a coordenadora se surpreendeu com a obediência delas. Dariane Resende e Ana Paula Affonso, que compõem a equipe perceberam que o comportamento notado por Beatriz era motivado pela coragem das crianças em receber atendimento. “Apesar de nunca terem passado em um dentista, fechavam os olhinhos e deixavam realizar os procedimentos”, disse Dariane.


Na edição passada do Projeto Canudos em julho de 2012, um ônibus foi disponibilizado para que os moradores do vilarejo se deslocassem para Canudos Velho. Aproximadamente 100 pessoas apareceram às 9 horas da manhã e só foram embora às 10 da noite. A agente comunitária Marlene Silva, 35 anos, mora há 18 no vilarejo e reconheceu a importância do Projeto. “Foi muito bom ter vindo pra cá. Nós dependemos muito de ônibus escolar para ir até à cidade para passar com os médicos”, completou.


Outro morador, João Cardoso, valoriza a variedade de especialidade que o Projeto traz à comunidade “você vai num lugar que só tem um médico e aqui tem vários à disposição. O atendimento não se compara aos dos outros”, concluiu.


Os atendimentos foram realizados, assim como a coleta para realização de exames laboratoriais. Como a região faz parte de apenas um momento do projeto, alguns profissionais retornarão à região com os resultados e dessa forma diagnosticar melhor os problemas pelos quais a população passa.


Para finalizar o dia foi realizada uma palestra sobre higiene bucal, ministrada pelo estudante de odontologia Bruno Turella, que fala sobre essa experiência ”Acho fantástico porque são pessoas muito carentes e sentem a necessidade de conhecer gente nova. Eles precisam de uma atenção maior”.


Houve ainda distribuição de kits escolares com cadernos, estojo, lápis, borracha, apontador, lápis de cor e régua. As crianças e suas famílias ficaram muito emocionadas com o recebimento, assim como os voluntários que contribuíram com a preparação dos kits.


Ainda em Rio do Vigário foi realizada a sessão Cine Canudos, com exibição do filme Rio. Compareceram aproximadamente 50 pessoas entre crianças, jovens e adultos na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde comeram pipoca e suco.

Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Arquivo
bottom of page