Endereço: Av. Tijucussu, São Caetano/SP 

© 2018 por Instituto Brasileiro de Expedições Sociais/ Projeto Canudos. Todos os direitos reservados.

Isolados no sertão baiano

14.07.2012

Na terra onde um dos andarilhos mais ilustres do sertão nordestino interrompeu a sua caminhada, muita gente também tem dificuldades para ir e vir.

Segundo dados do Detran (Departamento de Trânsito) baiano referentes ao mês de janeiro deste ano, a frota de veículos cadastrados em todo o município de Canudos é de apenas 1234 veículos para uma população de cerca de 15 mil pessoas.

O distrito de Canudos Velho não possui postos de atendimento do Detran. As pessoas que necessitam tirar carteira de habilitação ou licenciar um veículo precisam ir ao município de Euclides da Cunha, localizado a setenta quilômetros de distância.

Outra dificuldade encontrada pelas pessoas do povoado é a falta de transporte público. Muitos usam a bicicleta ou animais para se locomover e, aqueles que também não possuem esses meios, precisam ir a pé.

Grande parte dos serviços que a população de Canudos Velho precisa só pode ser encontrada em comunidades próximas. É o que aconteceu com Gidivan Cardoso, 26, que precisou comprar uma chuteira e teve que ir até Euclides da Cunha.

A viagem para a cidade custou R$ 14, o que corresponde a 50% do que Gidivan pagou no calçado de R$ 28. “Eu precisei pegar carona até Bendegó para tomar o ônibus. Se eu tivesse que ir a pé até lá levava mais umas duas horas”, disse.

José Inácio da Conceição, 19, usa a moto do primo mesmo sem ser habilitado. “Por aqui não tem fiscalização, mas eu ainda penso em tirar a CNH, um dia. Eu uso o capacete só de vez em quando, porque não acho necessário só para ir até as comunidades próximas”, contou.

 

 

 

Tags:

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por tags
Arquivo
Please reload